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Blog da Dy

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

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Blog da Dy

21
Mar17

Dicas para perder gordura abdominal!

Dy

Os dias ensolarados começam a surgir e a preocupação com o corpo aumenta. Começamos a reparar nas pequenas gorduras que se acumularam, ao longo do ano, mas que parece que agora apareceram todas de uma vez. Há efetivamente um conforto e comodidade ao longo do ano (para muitas pessoas incluindo eu :)) e depois com a chegada do calor recorre-se a planos S.O.S, dietas milagrosas (que ou não resultam ou apenas duram uns dias e depois engordamos o triplo), enfim...milagres não existem e por este motivo tenho mudado a minha alimentação deixando de lado os planos S.O.S e recorrendo a boas práticas alimentares e um estilo de vida saudável.

Contudo há alturas em que, mesmo reduzindo as calorias aqui ou ali, mesmo ingerindo mais legumes, sinto o meu metabolismo estagnado e acumulo uns kilinhos...hoje enquanto lia as "frescas do dia", deparei-me com um artigo no blog da Teresa Guilherme, onde constavam 10 dicas para perder gordura abdominal...ora cá vão elas..

 

1- Procure deitar-se sempre à mesma hora e sempre antes da meia-noite.

 

Quando desregulamos o sono, predispomos o nosso sistema para ficar resistente à insulina, o que nos permite engordar. Também vemos as nossas hormonas de stress aumentadas se dormirmos mal. Estas hormonas aumentam o risco de armazenar gordura na zona da barriga. Se tem o hábito de se deitar muito tarde, comece gradualmente a deitar-se mais cedo. Dormir bem ajuda, e muito, a perder gordura abdominal.

 

2- Suprima o excesso de açúcar da alimentação

Evite refrigerantes, bolachas (mesmo as integrais ou diet), pastelaria doce ou salgada porque estes alimentos desregulam o metabolismo dos hidratos de carbono, provocando resistência à insulina. A resistência à insulina induz maior produção desta hormona pelo pâncreas, e é uma hormona de facilitação do armazenamento de gordura.Suprima o excesso de açúcar para perder gordura abdominal

3- Evite alimentos inflamatórios

Refiro-me aos derivados de cereais com glúten, como o trigo. Isto implica reduzir ou abolir o pão normal, as bolachas, a pastelaria…Cortar com eles ajuda e muito a perder gordura abdominal. No fundo, são muitos dos mesmos alimentos que contêm muitos hidratos de carbono e que também desregulam o metabolismo da insulina. O glúten altera negativamente a permeabilidade do intestino e por isso piora a nossa imunidade. Muitas pessoas, incluindo crianças, são hipersensíveis ao glúten e consomem-no continuadamente por falta de conhecimento dos sinais e sintomas que justificam a sua suspensão, mesmo não sendo doentes celíacas. O consumo continuado desta proteína aumenta a ocorrência de inflamação e desregulação imunitária. Existem outros, claro, como o açúcar, o álcool, a caseína, proteína presente nos lacticínios, que não devem fazer parte de uma alimentação diária. Se forem consumidos, que seja pontualmente.

 

4- Acrescente alimentos ricos em proteína e gordura saudável.

A proteína e a gordura que naturalmente existem no peixe selvagem, nos ovos de galinhas de solo e nas carnes de pasto, por exemplo, são altamente benéficas para a saúde humana, regulando a nossa saciedade e permitindo usar gordura como combustível. Para além destes alimentos, existem ainda outros, ricos em gordura saudável, que são bastante vantajosos: abacate e coco, por exemplo, tal como oleaginosas em pequena quantidade (castanhas do Pará, amêndoas, cajus, etc.)Alimentos ricos em proteína e gordura saudável ajudam a perder gordura abdominal

 

5- Acrescente alimentos anti-inflamatórios.

Para além dos famosos açafrão, gengibre e casca de limão, eu reforçaria os vegetais da família das brássicas, que incluem brócolos, rúcula, agrião, etc. Estes vegetais fazem parte da nossa cultura gastronómica, especialmente as couves, o agrião e as nabiças. Devemos escolher aqueles que não nos provocam inchaço abdominal.

 

6- Beba água pura

A água é absolutamente essencial para muitas funções metabólicas e, se quer perder a barriga, precisa que o seu metabolismo funcione em pleno. Além da água, beba também infusões anti-inflamatórias ao longo do dia, diminuindo a quantidade à medida que o dia passa para não perturbar o sono noturno com idas à casa de banho. As infusões com raiz de curcuma, gengibre e limão são excelentes opções.

 

7- Pratique exercícios regulares

O exercício físico ajuda perder gordura abdominal, todos sabemos. Escolha o tipo de exercício que mais lhe agrada e pratique de forma regular. Não precisa de ser exaustiva. Os exercícios respiratórios, por exemplo, ajudam a trabalhar os músculos abdominais de forma segura para a maior parte das pessoas, além de diminuírem os níveis de stress. O recurso a um bom profissional do exercício, que o auxilie na escolha dos exercícios, é o ideal.

 

8- Aprenda a controlar o stress no dia-a-dia

Estar em constante stress é altamente prejudicial para o organismo em geral, e em particular para a acumulação de gordura na zona abdominal, conforme atestam diversos estudos. É importante encontrar as suas próprias ferramentas para reduzir e controlar os níveis de stress, como os simples exercícios respiratórios ou a meditação.

 

9- Estabeleça ou reorganize as suas prioridades

Coloque a saúde e as boas relações humanas em primeiro lugar nas suas prioridades, e esta atitude consciente vai ajudar à tomada de boas decisões que afetam a sua qualidade de vida, saúde e boa forma.

 

10- Apanhe sol

O sol ajuda a perder gordura abdominal. Todos conhecemos os perigos do sol em excesso, mas o sol é fundamental para produzir vitamina D, essencial para diversas funções do organismo. Bastam 15 minutos por dia sem protetor solar. A vitamina D vitamina é antidepressiva, anti-inflamatória, anti-osteoporótica, anti-cancerígena, para além de anti-raquítica (dada aos bebés, à nascença, para prevenir raquitismo). Se não pode expor-se ao sol, tome um suplemento após consultar o seu médico e fazer a respetiva análise que lhe permite apurar os níveis de vitamina D no seu organismo

 

Este último é muitas vezes esquecido e é tão importante. Afinal o sol é o principal responsável pela produção de vitamina D, que além dos beneficios para a saúde física, ajuda bastante no nosso bem-estar interior e aumenta a nossa energia e auto-estima!

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