Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog da Dy

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Blog da Dy

08
Mai17

Imagem: O Problema de Hoje!

Dy

A procura pelo corpo perfeito, não é recente, desde sempre houve a tendência a copiar, o que consideramos os modelos ideias. Até aqui tudo bem...querer melhorar a nossa imagem não é nenhum problema (até certo ponto) o problema começa quando ultrapassamos a linha e nos esquecemos que somos pessoas, seres humanos e que não somos imortais! Falo claro das epidemias do século XXI-os distúrbios alimentares- que tornam o Homem prisioneio do seu prórpio corpo!

“Por mim, procurei mais a liberdade que o poder, e o poder somente porque, em parte, favorecia a liberdade. O que me interessava não era uma filosofia do homem livre (todos aqueles que se exercitam nisso me aborreceram) – mas uma técnica: queria encontrar a charneira em que a nossa vontade se articula ao destino, onde a disciplina secunda a natureza em vez de a refrear.” Marguerite Yourcenar in Memórias de Adriano

Resultado de imagem para ANOREXIA

É preocupante a atitude de adolescentes e jovens face à comida (também já tive a mesma atitude e era vazia e infeliz, sentia-me incompreendida e julgada. Hoje lido bem com a comida sem grandes excessos e controlo o peso, recuperei a minha vida social e sou feliz). É chocante ver as restrições que fazem, os exageros, tudo para oter um corpo  idílico que nem sempre (ou nunca) chegam a ter, porque querem sempre mais! A revista visão publicou um artigo escrito pelo psiquiatra Pedro Varandas sobre a anorexia, achei interessantíssimo, pois ela existe!E existe bem mais do que pensamos!

Considero útil perceber o lado do outro, colocarmo-nos na sua pele e ateder a pedidos de ajuda, mesmo que camuflados!

ANOREXIA NERVOSA: PODER E LIBERDADE EM CONFRONTO

"Sendo uma “velha” doença tem tido uma expressão sintomática diferente ao longo da história, adaptando-se aos contextos culturais de cada época nomeadamente, na relação com a religiosidade, ascetismo ou até à estética moderna da magreza.

(...)

Como médico psiquiatra, com alguma experiência nesta área, aprendi muito com as jovens com Anorexia a incrementar a minha humildade terapêutica, porque os desafios que cada uma me foi colocando nem sempre e por vezes quase nunca, me senti seguro na resposta que acabei por dar ou até não dar.

Por outro lado, aprendi também nesta doença, a verdadeira diferença entre a liberdade e poder, e a forma como estas duas aspirações humanas se contrapõem e complementam, como um sistema de vasos comunicantes.

O controlo sobre a ingestão alimentar a um nível tão absoluto como ocorre na Anorexia Nervosa, tendo como consequência o controlo ou desejo de controlo do peso e formas corporais, representa um ato de enorme capacidade de poder sobre o corpo."

Artigo completo em : http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-09-20-Anorexia-nervosa-poder-e-liberdade-em-confronto

4 comentários

Comentar post