Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog da Dy

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Blog da Dy

05
Jul17

Poder ser criança...

Dy

Há muito que acho que a carga horária que os alunos, essencialmente os do 1º ciclo estão sujeitos, é muito elevada. Os miúdos acordam cedo, muitas vezes regidos pelos horários de trabalho dos pais, vão para a escola, ou para A.T.L, Centro de estudos etc, etc, estudam horas a fio (uma média de 5) e chegam a casa, muitas vezes ainda com tpc.. Ora se por um lado acho que os T.P.C ajudam os pais a inteirarem-se do que se passa na escola, por outro considero também que rouba à dinâmica familiar um momento de confraternização.

Muitas vezes os miúdos encontram-se cansadíssimos da escola, os pais do trabalho e a realização dos TPC acaba por ser um martírio.  Aquele momento familiar gera uma onda de sofrimento.Neste sentido já há uma preocupação por parte dos professores na redução dos trabalhos de casa.

Hoje, enquanto me inteirava da realidade li um artigo do jornal público relativo a outro aspeto- a carga horária- que achei muito positivo  "Alunos do 1º ciclo com menos 30 minutos de aulas por dia". Neste artigo é apresentada uma proposta que visa  uma diminuição da carga horária, resultante de um intervalo de 30 minutos entre as aulas. 

Resultado de imagem para ser criança

A meu ver este ponto é bastante importante, se compararmos a nossa educação com a de outros países verificamos que os alunos, mesmo que de anos superiores, têm uma carga horária menor, promovendo o seu bem-estar e o espaço para ser criança.

Considero ainda que os mais pequenos vão vibrar com a noticia e usufruir destes 30 minutos extra para porem em prática as brincadeiras do recreio, o que consequentemente, a meu ver permite uma redução do cansaço e estimula a concentração.

Artigo completo em : https://www.publico.pt/2017/07/05/sociedade/noticia/alunos-dos-1-ciclo-com-menos-30-minutos-de-aulas-por-dia-1778009

4 comentários

Comentar post