Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Blog da Dy

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Blog da Dy

21
Jul17

Racismo ou anarquia?

Dy

Ponderei muito escrever este post...Sei que provavelmente serei alvo de críticas (não que seja conhecida mas estes comentários polémicos são os alvos faceis de criticos sedentos).Deixei assentar a poeira na esperança que o amanhã me acalmasse as ânsias..mas na verdade estou chocada e incrédula com a atualidade!!

Um candidato à Câmara de Loures- André Ventura- procura lutar pela defesa da sua comunidade e é apedrejado na esfera mediática? Onde está a liberdade de expressão que a Revolução dos Cravos nos trouxe? Onde está o bem-estar social e o respeito ao próximo?

Resultado de imagem para minorias

Fico chocada pela falsa moral da comunidade, pelo pensamento pequeno alimentado pelo medo de dizer o que se pensa. Acredito que todos pensamos como André Ventura, claro que há exceções e não podemos generalizar uma etnia aos seus elementos podres, até aqui tudo bem...mas mais do que uma etnia o problema que se prende é a questão cultural, é a dificuldade de agir em conformidade e o facilitismo em fugir à lei!

Choca-me que todos trabalhemos, paguemos os nossos impostos e vejamos o nosso espaço público vandalizado e destruído. E isto acontece em todos as etnias, raças e comunidades. Acredito que não é a raça, a cor ou ideologias que nos definem enquanto pessoa, mas para ser pessoa temos que saber respeitar o próximo.Choca-me ter que viver temendo o crime e sabendo que a corrupção e o tráfico existem e que compactuamos com isto, compactuar é fechar os olhos por medo, é não dizer o que se pensa porque A ou B nos pode atacar, ou julgar, é temer ser tido como um cidadão do mal por querer fazer valer os nossos direitos.

Por tudo isto os grupos, as crenças, chamem aquilo que quiserem, continuam a ter força, continuam a fazer o que querem e, tão portugueses quanto nós, vivem à margem da lei na desculpa que o mundo é racista, mas quem será mais racista do que eles que se anulam em leis que não são socialmente aceites, quem é mais racista numa comunidade regida por princípios que são destruídos pelas minorias?

Lamento que em pleno século XXI um candidato não possa expressar livremente o que pensa, não possa lutar por um mundo/ localidade melhor porque a política venda os olhos porque,,,parece mal!!!E não parece mal existir pobreza? Existir quem realmente necessita e não vê a cor dos subsídios porque as minorias os tomam, mesmo sem necessitar?

É urgente uma reciclagem...é urgente repensar no amanhã é ainda mais urgente saber respeitar para ser respeitado, e saber cumprir deveres que, nós cidadãos, temos consagrados para que se torne possível usufruir dos nossos direitos.

19
Jul17

Adoçar a alma sem açúcar....

Dy

Em dias cinzentos, como o de hoje (pelo menos na capital), apetece-me sempre algo doce. Remete-me à ideia das férias em casa dos avós, do calor do bolinhos ao lanche, do pão quente de manhã, que saudades....

Para fazer face ao desejo trago hoje uma receita de muffins de cenoura retirado de um blog que adoro- mamã paleo. É verdade mais uma receita da dieta paleolítica que opta pelos alimentos o mais natural possível, como já disse antes, não sigo religiosamente esta prática e defendo que no equilíbrio se encontra a virtude, mas se podemos comer doces e retirar açúcares artificiais e calorias extra porque não? :)

Ingredientes:

60 grs de cenoura crua (também podem usar cozida MUITO bem escorrida) em rodelas
3 ovos médios
3 tâmaras ( se a cenoura for muito doce metam apenas 2 tâmaras)
1 colher de chá de óleo de coco 
20grs de farinha de amêndoa
20grs de coco ralado
1/2 colher de chá de fermento para bolos sem glúten
Canela a gosto

opcional: juntar nozes e/ou amêndoas moídas

Cobertura de chocolate:
1 colher de sopa de leite de coco
3 quadrados de chocolate 92% cacau 
1 colher de chá de óleo de coco 

Preparação:

Colocar todos os ingredientes numa liquidificadora e bater até obter uma mistura homogénea (podem utilizar a varinha mágica). Juntar os frutos secos picados e envolver bem.

Untar as formas de silicone (se necessário), verter a massa e levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 15min ( tempo pode variar de acordo com o tipo de material das formas e tamanho dado aos muffins)

fonte:https://mamapaleo.blogspot.pt/2017/07/muffins-de-cenoura.html

18
Jul17

Quando a falta de exposição solar gera problemas...

Dy

O dia está nublado e já sinto a falta do sol....por isso, hoje, escrevo sobre a sua importância!

Por que motivo é que nos países onde não há sol existem os maiores índices de depressão? Porque é que a luz solar nos deixa com um ar saudável e bem dispostos....pois é....este facto tem nome- começa e acaba numa só letra...D!

É frequente ouvir alertas acerca da exposição excessiva ao sol, da necessidade de uma atenção redobrada na exposição aos raios uv..etc etc...o que não é frequente é ouvirmos esses mesmos alertas sobre a necessidade da vitamina D obtida com a exposição à luz solar (com moderação claro!) Além de efeitos nocivos para a saúde a falta desta vitamina leva a quadros de depressão e tristeza...

Muitas vezes sentimos um cansaço que não percebemos ou dores musculares e este pode ser o motivo. A Vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, fortalece os ossos e os dentes,evita diversas doenças como raquitismo, osteoporose, problemas cardíacos e oncológicos bem como diabetes e hipertensão.

Resultado de imagem para vitamina D

Como identificar se o nosso organismo carece desta vitamina? A carência da vitamina D pode manifestar-se por: Dores nas costas, osso e músculos, perda de cabelo, cansaço e depressão. Felizmente, aumentar os níveis de vitamina D no seu corpo é extremamente fácil!

Podemos atenuar o problema recorrendo a várias fontes, a mais fácil e económia- luz solar-  15 a 20 minutos diários de luz solar, sem protetores, é o suficiente.

Consumo de alimentos como:carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Uma outra alternativa são os suplementos alimentares, neste caso feito com indicação médica.

Mais motivos para aproveitar o que o nosso país tem de melhor? As praias e o clima ameno essencialmente sentido no litoral, sem desfazer as praias fluviais do interior com aquele verde todo magnifico :)

 

 

(fonte: site perfeito:https://perfeito.guru/rslas-aulas-vitamina-d-descubra-o-que-ela-faz-e-o-que-falta-dela-gera/?utm_source=perfeito&utm_medium=rpost&utm_campaign=ek)

16
Jul17

Dias especiais, lembranças especiais...

Dy

Tenho andado desaparecida por estes lados, mas confesso que uma surpresa me "roubou" estes dias. Ontem, uma das pessoas mais importantes da minha vida, a minha irmã, deu um passo importante, concluiu a licenciatura em enfermagem.Quis fazer algo especial e único e lancei mãos à obra...preparei uma mesa doce de enfermagem e surpreendi-a, por isso o tempo para escrever foi pouco.

Enchi umas seringas com nutela que serviram de topping a espetadas de fruta, fiz uns "shots" de gelatina e qwark que fizeram as delicias dos mais pequenos...confesso que gostei da experiência, adoro os pormenores de decoração em torno do branco e vermelho...partilho algumas imagens da minha primeira experiência como "decoradora de mesas" já ando a treinar para um dia mais tarde :)

i4.jpg

i3.jpg

i5.jpg

 

i2.jpg

 

 

 

 

13
Jul17

Shampoo seco!

Dy

Há uns dias fiquei a par desta novidade...confesso que ainda não testei, mas deixou-me intrigada....shampoo seco? Como é possível?

Parece que a nova formula é especialmente indicada para quem tem pouco tempo, ou para quem enfrenta o problema da oleosidade. A verdade é que o cabelo é muito importante na autoestima, principalmente na feminina, mas nem sempre está nos seus melhores dias. O meu, por exemplo, parece que adivinha quanto tenho algum evento ou acontecimento em que quero estar especialmente bonita,. e claro...não colabora! Temos uma relação de amor ódio como se ele ganhasse vida própria.

Voltando ao shampoo seco já há várias marcas a apostar neste produto, destaco a garnier (por ser uma das marcas que utilizo tanto em creme como em shampoo) que explica tudo no site e ainda conta com uma diversidade de extratos para ajudar o cabelo a ficar mais brilhante e saudável .

  • AVEIA

    A aveia é um antioxidante natural que proporciona um efeito calmante quando aplicado sobre pele, sendo muitas vezes usado em produtos de banho e SPA.

  •  

    LIMÃO

    Fruto de uma pequena árvore de folha originária da região sudeste da Ásia, conhecido pela sua acção purificante e refrescante.

     

  • CAMOMILA

    A camomila é flor conhecida pelas suas propriedades calmantes e aclarantes, dando ao cabelo louro madeixas naturais.

FÁCIL, RÁPIDO, EFICAZ!

Como utilizar?

  • 1Agitar bem e vaporizar a 15
    centimetros de distância.
  • 2Escovar 2 minutos após
    aplicação.

Resultado:
Num piscar de olhos, cabelo limpo, fresco e
leve, sem deixar resíduos visíveis

fonte: http://www.garnier.pt/cabelo/beleza/ultra-suave/shampoo-seco?utm_source=facebook_ig&utm_medium=ad_mensagem&utm_campaign=Shampoo_seco&utm_content=Ad_jantar_Ultrasuave_mensagem_3_2_v1

 

Realmente caminhamos a largos passos para a evolução. Cada vez temos a vida mais facilitada com pequenas coisas...

Quem já experimentou esta novidade? Opiniões?

12
Jul17

Pratos que não são o que parecem...

Dy

Pois é, mais uma vez um post sobre alimentos saudáveis, ou pelo menos com menos calorias. Parece que por esta altura a maioria dos assuntos destacados dizem respeito a receitas saudáveis, exercícios físicos milagrosos e promessas para atingir a silhueta de sonho em pleno verão.

A verdade é que esta época chama, ainda mais à atenção para o culto do corpo. Hoje volto a encontrar um artigo sobre comida que não é o que parece e a autora das prestigiosas receitas é a atriz Sara Prata, que depois de um brilharete no programa Master Chef nos presenteia com ideias simples publicadas no seu primeiro livro de culinária intitulado " Prata, Pratinha, Pratão!"

O observador pré-publicou três destas receitas originais. "Um bacalhau à brás sem batata, uma mousse de chocolate a fingir e uns "happy nuggets"".

Fonte: http://observador.pt/2017/07/12/3-receitas-que-nao-sao-o-que-parecem-de-sara-prata/

Bacalhau à brás sem batata frita

Ingredientes

2 postas de bacalhau
3 ovos
2 cenouras
1 curgete
1 alho-francês
1 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
salsa picada q.b.

Preparação

Comece por cozer o bacalhau. Deixe­-o arrefecer enquanto prepara a restante receita.
Faça um refogado com a cebola, um dente de alho e o azeite. Depois, adicione as cenouras, a curgete e o alho­ francês às ripas, cortados com uma mandolina. Deixe refogar tudo e junte o bacalhau às lascas.
Bata os três ovos e deite, mexendo sempre, por cima do preparado.
Junte a salsa picada no final.

 

© Imagem retirada do livro “Prata, pratinha, pratão!”

Mousse de chocolate fingida

Ingredientes

1 abacate bem maduro
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
amêndoas fatiadas q.b. (para decorar)
chocolate negro em pó q.b. (para decorar)

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador, ou no processador de alimentos, até ficar uma mousse cremosa. Divida o creme em taças individuais e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos. Antes de servir, salpique com chocolate negro em pó ou amêndoas fatiadas que pode torrar para ganharem ainda mais sabor.

Dica: Em vez do extrato de baunilha pode usar uma vagem de baunilha que, depois de lhe serem tiradas as sementes, pode ser utilizada para aromatizar açúcar, mel, farinhas…

© Imagem retirada do livro “Prata, pratinha, pratão!”

Happy nuggets

Ingredientes

4 peitos de frango
1 chávena de flocos de aveia azeite para envolver
1 pitada de sal e de pimenta

© Imagem retirada do livro “Prata, pratinha, pratão!”

Preparação

Tempere os peitos de frango com uma pitada de sal e pimenta.
Pincele­-os com azeite para a aveia aderir. Espalme bem os peitos de frango na aveia até agarrar bem e coloque­-os numa travessa para levar ao forno a 180 °C por aproximadamente 15 minutos.
Sirva com chips de batata-­doce. [Receita também no livro]
Assim, pode fazer de conta que foi àquele sítio que eles adoram, mas estes é que são os verdadeiros HAPPY Nuggets!

11
Jul17

Férias low cost?

Dy

Nesta época do ano a maioria das pessoas goza as tão esperadas férias de verão. Já se nota no trânsito, nos super mercados,... uma menor afluência. Eu costumo passar férias em Portugal, acho que o nosso país tem locais lindos e faz sentido que o conhecamos antes de conhecer outros países.

Este ano vai ser exceção e uma semana vai ser passada em Itália, mas não prescindo de visitar a costa Vicentina, nem que seja só por um fim-de-semana, já faz parte!

Pois bem....precisamos de relaxar, de esquecer o mundo, queremos..praia, sol, comer fora, sair à noite, passeios culturais...de preferência uma viagem de avião ao estrangeiro....e tudo a que temos direito, mas nem sempre o orçamento permite.....soa familiar? A mim acontece algumas vezes :) A boa noticia é que o jornal i facultou uma lista (compilada pela momondo) a pensar nestes casos e propõe férias low cost...não é um sonho?

Este "sonho" contempla também viagens para fora de Portugal(exceção no número 4), ou seja é possível deixar o território luso e aventurarmo-nos por terras distantes sem perder a maré dos nossos ricos euros :)

 

 

Resultado de imagem para viagens mapa

 

A Lista é a seguinte...

 

1 – Sófia, Bulgária

2 – San Antonio, Texas, EUA

3 – Valparaíso, Chile

4 – Braga, Portugal

5 – Las Palmas, Espanha

6 – Yerevan, Arménia

7 – Cidade da Praia, Cabo Verde

8 – Lviv, Ucrânia

9 – Izmir, Turquia

10 – Cidade do Panamá, Panamá

11 – Kalamata, Grécia

12 – Sarajevo – Bósnia e Herzegovina

 

Surpreendidos? Confesso que nunca pensei encontrar os Estados Unidos numa lista low cost...mas se a momondo diz quem sou eu :)

 

Fonte: https://ionline.sapo.pt/artigo/571714/ferias-low-cost-estes-sao-os-melhores-destinos?seccao=lifestyle_i

 

10
Jul17

Top das sobremesas menos calóricas do mercado.

Dy

Claro que não podia deixar a semana começar sem partilhar mais uma noticia de doces saudáveis...ou pelo menos não tão calóricos! A nutricionista Sónia Marcelo aponta a substituição dos frutos vermelhas pelo abacate e lima que apresentam menos açúcar e , no caso do abacate, constitui uma boa fonte de gordura.O ideal será confecionar doces em casa, quando nos apetece "pisar o risco", mas a falta de tempo e paciência leva-nos, muitas vezes a optar por receitas pré feitas, como o caso das mousses ou das gelatinas, que muitas vezes chegam a atingir o equivalente a 8 pacotes pequenos de açúcar.

Quando o tempo escasseia e a vontade de comer doces aperta o que devemos escolher? A revista nit e a nutricionista Sonia Marcelo, analisaram dezenas de sobremesas e indicam quais as 10 menos nocivas :

1. Pastéis de nata congelados Continente (2,09€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 260;

Hidratos de carbono: 34 gramas;

Açucares: 17 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,1

2. Crepe simples congelado (3,99€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 346;

Hidratos de carbono: 25 gramas;

Açucares: 18 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,3

3. Profiteroles de nata Continente (2,95€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 346;

Hidratos de carbono: 25 gramas;

Açucares: 18 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,3.

4. Leite de creme (0,29€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 163 calorias;

Hidratos de carbono: 19,5 gramas;

Açucares: 18,5 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,3

5. Pudim Flan de baunilha com caramelo Continente (0,49€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 114 calorias;

Hidratos de carbono: 22 gramas;

Açucares: 21 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,6

6.Mousse chocolate de leite Alsa (3,29€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 185 calorias;

Hidratos de carbono: 27 gramas;

Açucares: 21 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,6

7. Mousse chocolate preto Alsa (2,12€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 170 calorias;

Hidratos de carbono: 25 gramas;

Açucares: 21 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,6

8. Mousse de chocolate La Lechera (1,68€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 175 calorias;

Hidratos de carbono: 24,7 gramas;

Açucares: 21,9 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,7

9. Pudim Flan Boca Doce (0,49€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 109 calorias;

Hidratos de carbono: 21,5 gramas;

Açucares: 21,5 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,7

 

10. Cheesecake Royal (3,79€)

 
 

Valores nutricionais (por 100 gramas):

Calorias: 225 calorias;

Hidratos de carbono: 31,5 gramas;

Açucares: 23,5 gramas;

Representação em pacotes de açúcar: 2,9

 

Surpreendidos? Confesso que eu fiquei....o mais interessante é verificar que , em alguns casos, índice calórico é semelhante ao de um iogurte grego. Outro facto que me chamou à atenção é que nenhum destes produtos é light ou zero açúcares, o que é uma mais valia pela falta de adição de produtos nocivos e açúcares artificiais, mais prejudiciais que a gordura e açúcar tradicionais.

 

Fonte: https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/ranking-nit-as-10-sobremesas-mais-saudaveis-a-venda-no-supermercado