Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog da Dy

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Blog da Dy

05
Mar17

À mesa com Hummus!

Dy

Muito se fala do hummus quando a questão é alimentação saudável. O hummus consiste numa pasta de grão que pode substituir os tradicionais patês carregados de maionese e gordura. Podemos acompanhar esta pasta com vegetais crus como a cenoura ou o pepino ou cortar um wrap ou um pão pitta (menos calórico do que o tradicional) e servir como acompanhamento. É uma boa opção para uma entrada num almoço/jantar de amigos ou família, por exemplo. Fazem um brilharete e comem sem culpa :).

A comida é inevitável quando falamos em convívios e deve ser assim porque faz parte da nossa cultura,logo devemos aliar a nossa saúde e felicidade à gastronomia porque "somos o que comemos"! Não podemos nem devemos de deixar de fazer a nossa vida e estar com os nossos amigos/ família porque estamos de dieta ou porque não queremos cometer excessos, somos humanos, os excessos fazem parte, o que está mal é cair no erro-TODOS OS DIAS.Para atenuar estas questões escolhemos alimentos menos calóricos como o abacate em vez da manteiga, por exemplo ou a batata doce em vez da tradicional (tem mais fibra e sacia por mais tempo e facilita o aumento da massa muscular).

Voltando ao hummus (as mulheres têm esta magnifica capacidade de falar de tudo e relacionar tudo e perderem-se em dilemas GUILTY :))

 

Receita:

 

Ingredientes:
 
  • 1 frasco de grão de bico
  • 50ml-60ml de Tahini (pasta de sementes de sésamo)
  • Sumo de 1 limão
  • 1 dente de alho
  • 2 c. sopa de azeite virgem extra
  • 1/2 c. de chá de sal
  • 1/2 c. chá de cominhos em pó
  • 2 c. sopa de água
  • um fio de azeite virgem extra e paprika(opcional)
 
Como preparar?
 
1. Colocar na liquidificadora ou robot de cozinha o Tahini com o sumo de limão.

2. Misturar durante alguns segundos.
 
3. Juntar o azeite, o alho, o sal e os cominhos e voltar a triturar até obter uma textura homogénea.
 
4. Juntar o grão de bico (já escorrido  e lavado em água corrente)
  
5. A pasta fica normalmente bastante espessa, pouco cremosa e ainda com alguns grãos por triturar. É nesta altura que devemos acrescentar um pouco de água  e voltar a triturar por mais 2-3 minutos.
 
6. No fim juntamos um fio de azeite e está pronto a servir.
 

hummus_horiz.jpg

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D