Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog da Dy

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Sou uma apaixonada pela vida, pela escrita, pela comunicação, pela educação!! Apaixonada por tudo o que me faz sentir viva e feliz! Apaixonada por ti! Neste blogue quero partilhar experiências, desejos, vontades...

Blog da Dy

02
Mar17

Cardio em Jejum sim ou não?

Dy

Ando há muito a ouvir sobre fazer ou não cardio em jejum, por isso andei a ler blogs de dicas de nutrição e fitness e eis que encontrei um artigo muito interessante da autoria do nutricionista Pieter Christiaens. Este autor tem uma página dedicada ao fitness e saúde bem como uma conta de instagram e canal no youtube.

Segundo o mesmo,  cardio em jejum é ideial para quem quer queimar gordura corporal, e manter um abdómen definido. Este exercício deve ser leve e com duração de 25 s 35 minutos, uma boa caminhada ou corrida por exemplo. Antes do treino, mesmo que o objetivo seja o cardio em jejum, podemos beber um café ou chá verde pois irão dar-nos energia.

Fazer cardio em jejum de manhã é mais eficaz pois as reservas de glico gênio estão baixas  após o descanso noturno e o jejum prolongado.

                                           cardio.jpg

 

Vantagens de fazer cardio em jejum:

  • Fazer exercício físico de manhã ajuda a despertar, aumenta concentração durante o dia devido às endorfinas liberadas.
  • Depois do jejum as reservas de glicogénio estão baixas e o corpo é obrigado a queimar gordura durante a corrida. Este efeito é ainda maior durante uma dieta com poucos carboidratos ou fazendo jejum intermitente. 
  • Com níveis baixos de insulina o corpo está em modo no modo de queimar gordura. Os carboidratos dos alimentos do pequeno almoço causam o aumento da insulina, interferindo com a mobilização da gordura como fonte de energia. Quanto menos insulina está presente durante o cardio em jejum, mais gordura vai ser utilizada como fonte energética.
  • O exercício cardiovascular em jejum ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, o que elimina gordura sem afetar o equilíbrio hormonal. A sensibilidade à insulina alta tem muito benefícios para a saúde, especialmente para pessoas com um histórico de diabetes na família.
  • O metabolismo acelera durante várias horas após o exercício físico.